SALGUEIRO MAIA – O IMPLICADO

No dia 25 de Abril de 1974 um homem caminhou sozinho pelo Largo do Carmo. Bateu à porta do quartel da GNR e entrou, desarmado e sem escolta. Lá dentro, o chefe do Governo, Marcelo Caetano, aguardava, cercado pelos militares e pelo povo. O homem que o encarou nessa tarde e que lhe exigiu a rendição, garantindo a sua segurança, acabava de liderar o regimento de Artilharia 1 de Santarém na tomada da capital. Sem disparar um único tiro conseguira derrubar um regime com mais de 48 anos. Aquele era o último passo a dar e ele deu-o, sem hesitação, tornando-se na figura incontornável do dia que marcou o início da democracia em Portugal.

Esse homem era o capitão Fernando Salgueiro Maia e esta é a sua história. Da criança, do jovem, do homem, do militar e da figura histórica que mudou o rumo de Portugal. Um homem simples e fiel, que fez dois cursos superiores na Academia Militar e se tornou num líder nato, respeitado tanto pelos seus subordinados como pelos seus superiores hierárquicos, por amigos e inimigos, e que, embora seja recordado como um herói, nunca foi reconhecido em vida pelo estado que ajudou a criar. Um herói, sim. Mas também um anti-herói que, pela sua atitude modesta e correta, sempre fiel à sua missão e à sua Arma, acabou por ser ultrapassado pelas guerras políticas e estratégicas da nova Democracia. Maia é uma figura histórica improvável. Um jovem rosto da mudança que o 25 de Abril de 1974 trouxe a Portugal. Sempre cumpridor do seu dever, teve dificuldade em ver-se como herói da Revolução, mas nunca renegou o papel crucial que teve no 25 de Abril. Já o mesmo não se pode dizer daqueles que pegaram no país para construir a Democracia. Reagiram ao seu não alinhamento político e à sua retidão, com desconfiança e causaram nele mágoa e um sentimento de injustiça que o acompanhou até ao fim. Amado, temido, odiado e saneado por aqueles que viam nele uma ameaça, Salgueiro Maia foi sempre uma pessoa frontal e sem medo. Foi um português, militar e cidadão exemplar.

Realizador | Sérgio Graciano

Produção | Sky Dreams Entertainment

Duração | 115 min

Género | Biográfico, Drama Histórico

Lançamento | Brevemente

Com: Tomás Alves, Frederico Barata, Filipa Areosa, Diogo Martins, Rodrigo Tomás, José Condessa, Catarina Wallenstein, Rita Tristão e Rúben Gomes

BREVEMENTE